Saiba por que sua empresa deve se preocupar com a gestão ambiental

3 minutos para ler

Cuidar do meio ambiente não é uma obrigação exclusiva de governos e cidadãos. É, também, uma responsabilidade das empresas – responsabilidade que também traz uma série de ganhos para qualquer empreendimento. Nesse artigo, vamos mostrar como uma boa gestão ambiental pode valorizar a sua marca, atrair novos clientes, gerar economia na sua produção e até diferenciar o seu produto frente a concorrência. Confira!

Economize

Parte da gestão ambiental está focada na diminuição de recursos naturais, recursos que também trazem custos para o meio ambiente. Criar iniciativas para o reaproveitamento de água ou um projeto para a troca de iluminação da sua empresa por uma mais eficiente irá contribuir com a natureza. E, ao mesmo tempo, também será sentida no fim do mês, nas contas de luz e água, por exemplo. Da mesma forma, investir na capacidade da empresa recicliar e reaproveitar materiais diminui o descarte inadequado de resíduos, diminuindo custos.

Atraia clientes

A preocupação com o consumo consciente não é uma moda passageira ou algo restrito a apenas um nicho de mercado. Desde os anos 1980 que clientes de todo mundo vem dando preferência a produtos que não agridam o meio ambiente e empresas que tem processos produtivos sustentáveis – dispostos, inclusive, a pagar mais por aquilo que não irá denegrir o meio ambiente.

Fortaleça sua imagem

A própria atração de clientes através de produtos ambientalmente corretos já é um resultado direto de uma melhoria de imagem da sua marca. No entanto, o ganho na sua visibilidade não se traduz apenas em vendas. Empresas que respeitam o meio ambiente são vistas de maneira mais positiva pela sociedade em que estão inseridas. Imagine uma empresa que não polui as águas da cidade em que está estabelecida, por exemplo. Ou um empreendimento que promove, junto a comunidade, campanhas de reciclagem. com certeza ela terá mais respaldo junto à comunidade e evitará possíveis atritos ou resistências por parte dos moradores.

Conscientize seus funcionários

Nem uma empresa é sustentável se sua gestão ambiental não é compartilhada, de maneira consistenten, com seus funcionários – afinal, são eles que fazem um negócio acontecer. Uma boa gestão ambiental deve passar, obrigatoriamente, pela educação ambiental dos colaboradores de uma empresa, difundindo valores e práticas que tem como objetivo a preservação do nosso planeta. Funcionários conscientes da sua importância para a sustentabilidade tentem a ter um comportamento mais proativo e se sentem mais motivados para trabalhar sabendo que estão fazendo um bem.

Evite multas

A pressão da sociedade pela preservação do meio ambiente também está sobre os governos de todo mundo. Por isso, as legislações ambientais tendem a ser cada vez mais abrangentes e rigorosas. Ter uma boa gestão ambiental irá garantir que sua empresa se adeque as leis vigentes e evite problemas como advertências e multas que, além de trazerem prejuízo financeiro, também pode corroer a imagem do seu negócio. Além disso, estar atento às normas ambientais também pode ser um dos passos para a obtenção de certificados de boa conduta ambiental, como o ISO14001 – uma comprovação de que sua empresa é sustentável e está comprometida com a preservação do nosso planeta.

Sua empresa ainda não tem uma gestão ambiental sólida? Compartilhe conosco, na nossa caixa de comentários, suas dúvidas sobre o tema!

Posts relacionados

Deixe um comentário