Construção Ecológica: entenda por que essa é uma boa escolha

4 minutos para ler

Você sabe o que é sustentabilidade? Se não, certamente já ouviu falar sobre o assunto, que tem aparecido cada vez com mais frequência nos debates de diversas áreas.

Sustentabilidade é uma prática que visa incorporar, em qualquer âmbito, atitudes que supram todas as necessidades da população com o menor impacto possível no meio ambiente. Ela é aplicada em todas as áreas (humanas, exatas e biológicas) e vem mudando o modo de pensar de toda uma geração.

Claro que o ramo da arquitetura não poderia ficar de fora! Por isso, preparamos este post para deixá-lo informado sobre os conceitos de construção sustentável e dar algumas dicas de como aplicá-los em sua próxima obra. Boa leitura!

O que é construção sustentável?

Construção sustentável, ou construção verde, é o conceito que busca aplicar as ideias de sustentabilidade no campo da construção civil, executando obras que não afetem as futuras gerações e que minimizem os impactos ao meio ambiente.

Em outras palavras, ela é a prática de usar processos ambientalmente responsáveis e eficientes, optando por materiais de boa procedência, evitando o desperdício e utilizando os recursos naturais com sabedoria.

Quais são os seus benefícios?

Investir em sustentabilidade na sua obra traz muitas vantagens! Como novas tecnologias estão constantemente sendo desenvolvidas, fazer parte de um projeto mais verde está cada vez mais fácil e acessível.

Ao adotar práticas mais ecológicas, podemos aproveitar ao máximo o desempenho ambiental e econômico, o que traz melhorias individuais e também para a sociedade como um todo. Os benefícios da construção ecológica incluem:

  • redução do desperdício de água;
  • conservação de recursos naturais;
  • redução de custos operacionais;
  • mais produtividade para a obra;
  • proteção da biodiversidade e dos ecossistemas;
  • mais qualidade de vida;
  • melhorias na saúde e no bem-estar dos residentes.

Como aplicar esses conceitos em minha obra?

Faça um bom planejamento

Um planejamento eficiente é o primeiro passo para evitar dores de cabeça em qualquer obra e deixá-la mais sustentável. Com ele, você evita desperdícios e, como consequência, também acaba economizando bastante.

Além do projeto arquitetônico, é importante elaborar uma lista de materiais que seja feita baseada no projeto de sua obra. Por isso, garanta que nada ficou de fora: peça ajuda a um arquiteto. Dessa forma, a elaboração da lista será perfeita.

Organize o ambiente

A organização do ambiente em que a obra ocorre deve ser feita em qualquer projeto, seja ele sustentável ou não, certo? Mas, no caso das construções ecológicas, essa regra é imprescindível.

Um espaço organizado, além de otimizar o tempo dos trabalhadores e fazer sua obra ser finalizada mais rápido, irá evitar o desperdício e até mesmo a perda de material. Ter um lugar reservado para deixar os materiais pode parecer bobagem, mas faz toda a diferença no saldo final.

Faça bom uso dos recursos disponíveis

Na execução de projetos de casas ecologicamente corretas, o uso consciente dos recursos naturais é uma das prioridades. Entre eles estão a iluminação, ventilação e utilização da água.

Utilizá-los com inteligência traz inúmeros benefícios, como a já mencionada economia e a diminuição de problemas com a umidade e a consequente degeneração do imóvel e da mobília.

Escolha materiais sustentáveis

Material sustentável é aquele procedente de uma fonte ecológica, sendo extraído legalmente e causando poucos danos ao planeta, podendo ser reciclado.

Além disso, esse tipo de matéria-prima deve ter certificações de órgãos competentes, atestando sua qualidade e baixa toxicidade, e geralmente apresentam uma ótima durabilidade, evitando trocas regulares e desperdício.

Compre fracionado

Comprar todo o material necessário pode parecer tentador e mais econômico, não é mesmo? Na prática, porém, as coisas não funcionam bem assim.

Com o armazenamento prolongado, os materiais são expostos a riscos, aumentando as chances de algo ser danificado. Além disso, a maioria das obras sofre alterações no decorrer da execução. Nesse caso, o material seria perdido.

Como podemos ver, a construção sustentável traz vários benefícios para a obra e para o planeta! Se cada um de nós tiver atitudes mais sustentáveis, garantiremos um mundo mais saudável para os nossos netos.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! Estaremos à disposição para ajudá-lo.

Posts relacionados

Deixe um comentário