Quais são os benefícios do plantio de árvores para o meio ambiente?

4 minutos para ler

Muitos acreditam que o plantio de árvores é feito só para deixar a cidade bonita. É claro que os locais arborizados têm um clima mais agradável, mas esse não é o único benefício.

Para esclarecer como a arborização é importante, listamos para você 5 benefícios decorrentes do plantio de árvores. Confira!

Purifica o ar

A poluição do ar afeta a saúde das pessoas, principalmente crianças, idosos e enfermos. Sintomas como tosse, dor de cabeça e irritação nos olhos podem aparecer em decorrência da presença de poluentes.

Um dos benefícios proporcionados pelo plantio de árvores é a purificação do ar. As folhas absorvem o dióxido de carbono para auxiliarem na estrutura e nas funções da planta. Junto com o gás carbônico, ainda são absorvidos a poeira e outros contaminantes como monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e de enxofre.

Nesse processo, além da retirada de contaminantes do ar, as plantas liberam oxigênio, gás essencial para a vida humana.

Cria oportunidades econômicas

O plantio de árvores cria oportunidades em diversas áreas da economia, melhorando a qualidade de vida de muitas famílias. A madeira fornecida pelas árvores pode ser utilizada como combustível, na fabricação de móveis, equipamentos esportivos, ferramentas e na construção civil. A polpa da madeira ainda pode ser utilizada para a produção de papel.

No setor alimentício, as árvores também atuam fortemente, fornecendo diversas frutas como laranja, maçã, acerola, ameixa e goiaba.

Como as plantas deixam as ruas mais bonitas e agradáveis, a arborização dos bairros contribui para a valorização imobiliária. Inclusive, residência ajardinadas possuem valor de venda maior do que as casas sem jardim.

Diminui o risco de enchentes

Galhos, folhas e cascas de árvores têm a capacidade de interceptar e armazenar a água da chuva por determinado tempo, diminuindo o escoamento superficial e retardando o início do pico de enchente.

Portanto, em cidades arborizadas, as copas das árvores retêm parte da chuva e por meio da evaporação, grande quantidade de água é devolvida para a atmosfera. O restante é liberado lentamente, reduzindo a ocorrência de inundações.

Previne a poluição das águas

Como as áreas arborizadas reduzem o escoamento superficial, isso evita que os contaminantes presentes no solo sejam carreados até os rios, diminuindo a contaminação das águas superficiais.

Por outro lado, como a água da chuva chega ao solo com pouca força, há um favorecimento da infiltração, recarregando os lençóis freáticos. Nesse processo, a terra funciona como um filtro, retendo os contaminantes e propiciando uma melhor qualidade das águas subterrâneas.

Melhora o microclima

As cidades possuem um microclima caracterizado por altas temperaturas, nebulosidade intensa, menor velocidade dos ventos e umidade relativa do ar mais baixa. Com o plantio de árvores, cria-se uma proteção contra a radiação solar, amenizando as temperaturas.

Devido à evapotranspiração das plantas, há um aumento da umidade relativa do ar em áreas arborizadas, contribuindo para que o clima fique mais agradável. É importante lembrar que o ar muito seco facilita o aparecimento e agravamento de doenças respiratórias e de pele. Portanto, a elevação da umidade relativa do ar também é fundamental para garantir maior qualidade para a saúde das pessoas.

Agora que você já sabe os benefícios do plantio de árvores, que tal dividir estes conhecimentos com seus amigos? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário