/ Recuperação Ambiental

O que é a contabilidade ambiental?

A preocupação da humanidade com o meio ambiente é cada vez mais comum. Hoje, temos a consciência de que muitos dos recursos por nós utilizados são limitados e que o reconhecimento desta situação pelas empresas é primordial para que a própria humanidade possa continuar existindo. É ai que surge a contabilidade ambiental.

Neste post, você vai entender o que é a contabilidade ambiental, como ela funciona, além de questões ligadas com sua aplicabilidade e vantagens que esta poderá trazer para a sua empresa.

Entendendo a contabilidade ambiental

A contabilidade ambiental é uma parte da ciência contábil responsável por separar e classificar eventos de cunho ambiental. Com base nestes dados, ela pode gerar informações úteis para o processo de tomada de decisão.

De forma específica, as informações geradas pela contabilidade ambiental são utilizadas para monitorar e elaborar relatórios relacionados com o consumo de recursos naturais, a exploração deles, e a interação com os diversos elementos que fazem parte do meio ambiente como um todo.

Para que um profissional da área possa atuar nesta área é preciso que este esteja atento a modelos e regras estabelecidos internacionalmente e que possuem relação, por exemplo, com a geração e contabilização de créditos de carbono, diferentes formas de impacto no meio ambiente, emissão de gases entre outras formas de impacto ambiental.

Adicionalmente, para atuar na área é preciso conhecer a legislação específica brasileira relacionada com o assunto bem como normativos específicos das empresas que atuam com questões ambientais.

Os conceitos contábeis dentro da contabilidade ambiental

Para compreender a contabilidade ambiental é preciso que sejam entendidos alguns conceitos como, por exemplo, o de despesas ambientais que são valores consumidos pela área administrativa das empresas utilizados na prevenção ou correção de possíveis ações junto ao meio ambiente. Estas também poderão estar ligadas a economias de recursos ou ainda diminuição do impacto da empresa no ambiente em que esta atua.

Outro conceito bastante presente é o de custo, que possui relação com os valores envolvidos na recuperação de áreas que sejam danificadas por ação direta ou indireta da empresa. Podem também ser reconhecidas perdas ambientais que possuem relação com gastos imprevistos, como aqueles ocorridos em acidentes e em outras situações que não podem ser controladas.

Um exemplo de empresa em que estes conceitos ficam bastante claros é a Natura, que utiliza uma metodologia internacional de contabilidade ambiental que permite a análise de todas as etapas da vida dos produtos da empresa e reconhece o impacto de todos os seus componentes, sejam eles despesas, custos ou perdas.

Possibilidade de uso da contabilidade ambiental

A contabilidade ambiental tem uma infinidade de usos e pode ser implementada em pequenas empresas como ações visando pequenas economias nos recursos de um escritórios, por exemplo, passando por médias empresas visando ao correto manejo, acondicionamento e controle de estoques de materiais poluentes e dos possíveis impactos que estes possuem junto ao meio ambiente.

Além disso, podem ser desenvolvidas e implementadas tecnologias diferenciadas e inovadoras para que sejam recuperadas e reparadas áreas degradadas ou para que sejam criados sistemas preventivos visando que estes problemas não mais ocorram.

Gerenciamento de recursos ambientais por uma empresa

A contabilidade ambiental também pode auxiliar na criação de diferentes mecanismos para que seja feito o gerenciamento dos recursos que serão utilizados em ações envolvendo o meio ambiente.

Assim, podem ser citados exemplos envolvendo a prevenção de possíveis passivos ambientais decorrentes de ações relacionadas com o impacto da empresa no meio ambiente.

A contabilidade ajudará a identificar o momento correto do reconhecimento, o valor e a forma de registro destes eventos no patrimônio das entidades.

Outra possibilidade de atuação que envolve a contabilidade ambiental é a identificação e correta aplicação da legislação relacionada à questão ambiental. Também poderão ser identificadas e trabalhadas necessidades com autorizações e documentações especiais para que a empresa esteja em acordo com as exigências do setor em que atua e estas devem ser pontualmente identificadas e atendidas já que irão variar de situação para situação.

Vantagens da utilização da contabilidade ambiental

Existem diversas vantagens na utilização da contabilidade ambiental e elas estão relacionadas com a imagem desta junto à sociedade em que atua, também quanto ao atendimento de obrigações legais, normativas e de inovação, uma vez que este assunto mostra a capacidade inovadora das empresas e de preocupação com o meio em que vivemos.

Outro ponto de destaque para a utilização da contabilidade ambiental está pautado na possibilidade de redução de custos mediante a aplicação de ações preventivas que podem auxiliar com possíveis impactos ambientais e passivos ambientais decorrentes destes para a empresa.

No caso das empresas que possuem capital aberto esta preocupação com o meio ambiente apresenta-se como um diferencial competitivo e, em alguns casos, figura de certa forma como uma exigência para negociação nos melhores níveis da bolsa de valores, o que pode render as melhores negociações.

É comum também que algumas empresas se destaquem no mercado junto aos seus clientes, já que estes preferem consumir de organizações que possuem preocupação com o meio ambiente e que desenvolvem ações para protegê-lo.

Mesmo as pequenas empresas podem lucrar, já que ações que diminuem o impacto no ambiente como aquelas que economizam papel, plástico ou resíduos gerados também permitem a redução de seus custos e melhoria de sua imagem junto aos seus empregados, clientes, fornecedores e outros interessados.

Neste post você conheceu um pouco melhor o que é a contabilidade ambiental e pode compreender quais são os elementos que a compõem e a importância de cada um destes. Além disso, você compreendeu as possibilidades de uso da contabilidade ambiental e entendeu que ela não é limitada a grandes empresas, podendo ser empregada a diversas organizações, independentemente do tamanho e de seus objetivos.

Por fim, foi possível compreender as vantagens da utilização da contabilidade ambiental como diferencial competitivo, como forma de amenizar a atuação da empresa junto ao meio ambiente melhorando a vida de todos os que possuem envolvimento com esta. Assine nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos relevantes da área para que você esteja sempre em dia com a informação contábil.

O que é a contabilidade ambiental?
Compartilhar isto

Seja um assinante do Blog Pequi Ambiental