/ Meio Ambiente

Construção sustentável: entenda como funciona

Construção sustentável é um conceito que exige o trabalho em conjunto entre arquitetos, engenheiros e empreiteiros e meio ambiente. E todo o processo deve ser focado em energia renovável, materiais sustentáveis, conservação da água, desenvolvimento local e qualidade ambiental interna.

Uma das maiores necessidades em buscar sustentabilidade ao se planejar uma obra, seja ela residencial, empresarial ou pública, é a crescente preocupação com a escassez de recursos naturais. Além disso, edificações que levam o selo de sustentabilidade são mais valorizadas pelo mercado, custando em média 5% mais do que os empreendimentos não sustentáveis.

Quer saber mais sobre o conceito de construção sustentável? Continue lendo e entenda essa tendência.

O que é sustentabilidade?

Antes de saber o que é uma construção sustentável, é preciso entender o significado de sustentabilidade. Afinal de contas, esse é um dos termos mais comentados atualmente pelo mundo, porém também é um dos mais mal compreendidos. Seu significado é muitas vezes obscurecido por interpretações diferentes e por uma tendência em tratar o assunto superficialmente.

Para a maioria das empresas, países e indivíduos que levam o conceito a sério, a sustentabilidade abarca:

  • A preservação do meio ambiente;
  • O uso eficiente dos recursos;
  • O progresso social contínuo;
  • Um crescimento econômico estável;
  • E a erradicação da pobreza.

E qual é o conceito de construção sustentável?

Uma construção sustentável ideal é aquela cujo projeto lhe permita preservar ao máximo o meio ambiente ao seu redor e, que seja ao mesmo tempo, capaz de produzir uma obra que cumpra o seu propósito. Deve promover um ambiente saudável para todos os envolvidos, não perturbando recursos como: solo, água e energia e em torno da edificação. Esta é a definição ideal de uma construção ecologicamente correta.

Materiais de fontes sustentáveis

Ao se pensar em uma construção sustentável, o primeiro passo, assim como em outras construções, é o planejamento dos materiais, os quais, nesse caso, tornarão possível a sustentabilidade de sua obra. E há muito a se pensar antes de escolher esse tipo de materiais, por exemplo: como eles são feitos, o quão longe terão de viajar, sua durabilidade, etc.

Porém, em cada tipo de obra, deve-se escolher as soluções, em forma de material, mais adequadas. Dentre algumas soluções, podemos incluir:

Materiais reciclados

Alguns exemplos inovadores de materiais de construção reciclados são:
  • Azulejos verdes de chão feitos com garrafas de cerveja;
  • Tapetes de entrada feitos de pneu de caminhão reciclado;
  • Piso feito de madeira recuperada. Além de muitos outros materiais.

Materiais com baixa produção de resíduos

Para que uma construção seja sustentável, também é importante empregar produtos cuja fabricação não crie volume desnecessário de resíduos. Vigas de teto construídas a partir de camadas de madeira laminada, é um exemplo de material forte e suas sobras podem ser usadas como combustível.

Menor quantidade de materiais

É possível planejar edificações que utilizem materiais em menor quantidade. Por exemplo, construções em forma de hexágonos, as quais copiam favos de mel. O resultado é força máxima e utilização mínima de materiais.

Produtos com menor emissão de carbono

Materiais de construção podem resultar em uma grande quantidade de emissões de carbono, seja através da maior demanda de energia durante o processo de fabricação, ou por meio de seu transporte. Além disso, os produtos às vezes não são tão duráveis, o que significa que precisarão ser substituído mais rapidamente. Portanto, é importante evitar o uso de materiais com essas características.

Como você pode ver, uma construção sustentável requer maior cuidado em seu planejamento e também durante sua realização. Além disso, Esse tipo de obra exige um pouco mais de investimento financeiro. No entanto, o retorno também é muito maior, pois construções sustentáveis têm maior eficiência na economia de energia e recursos em geral. E, também como foi dito no início, obras sustentáveis são mais bem valorizadas, além de trazerem certificados de sustentabilidade para a construtora.

E então, o que achou deste texto? Nos diga aqui embaixo através de um comentário.

Construção sustentável: entenda como funciona
Compartilhar isto

Seja um assinante do Blog Pequi Ambiental